Olá
Bem, antes de mais, a TO tem várias áreas e ambientes de prática e, em cada um deles, o trabalho do TO vai ser diferente (devido ao tipo de população, objectivos ou instituição).
Assim, o trabalho do TO na área da Saúde Mental também vai depender destes factores. Vou dar-te um exemplo para ser mais simples de entender: no primeiro ano estive a estagiar numa Casa de Saúde Mental. Os TOs trabalhavam com os clientes regras de conduta social, gestão do dinheiro, cuidados de higiene, rotinas, etc, mas principalmente a reinserção social na comunidade e a preparação para uma vida autónoma. Não com todos os utentes, claro, pois nem todos têm capacidade cognitiva para tal (um TO que se preze tem de saber adaptar e graduar as actividades às capacidades de cada cliente). Primeiro, treinavam dentro da instituição, numa casa adaptada para isso (como nós também temos na ESSLei) e depois passavam para uns apartamentos fora da instituição, mas sempre com supervisão dos TOs e dos restantes profissionais. Quando lá estive, pude ver grandes casos de sucesso!
Sabes, não difere assim tanto das outras áreas, pois o TO trabalha sempre para a funcionalidade, para a autonomia nas ocupações e para o bem-estar (físico, mental, social, enfim, para a Saúde!). Os meios que utiliza para lá chegar é que são outros, há que incidir mais nuns aspectos que noutros, mas o objectivo é sempre o mesmo, de acordo com as características de cada pessoa e dos seus desejos, claro.
Isto é apenas uma pequena parte do que se pode fazer em Saúde Mental. Espero ter respondido à tua questão =)
Dispõe sempre que precisares!