Terapia Ocupacional - ESSLei
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terapia Ocupacional - ESSLei

Um fórum de apoio aos novos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Leiria (Portugal)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Ciências sociais e humanas

Ir para baixo 
+3
Shibiusa
Inês G
taniasantos
7 participantes
AutorMensagem
taniasantos




Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/09/2011

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptyQui Set 01, 2011 7:56 pm

Oi pessoal Smile
Bem, estou aqui num dilema que já está a dar comigo em doida Rolling Eyes
É o seguinte: eu ingressei o ano passado no ensino superior no curso de Sociologia (vou agora para o 2º ano), tendo acabado o 12º ano na área de Ciências Sociais e Humanas. Na altura escolhi esse curso pois o meu objetivo era vir a trabalhar na área da intervenção social, sendo que depois pretendia seguir para mestrado nessa área. Foi mais ou menos nessa altura também que tomei conhecimento do curso de Terapia Ocupacional, o qual me despertou um interesse muito grande, mas como já me tinha candidatado a sociologia decidi não pensar mais nisso. Acontece que este ano o interesse voltou e agora mais forte que nunca... Não é que eu não esteja a gostar do meu curso, muito pelo contrário, mas o interesse pela terapia ocupacional sobrepôs-se ao da intervenção social... E agora a 2ª fase de candidaturas está quase aí e eu não sei o que fazer scratch
Por um lado queria muito candidatar-me, por outro tenho medo de não ter as bases necessárias para um curso desse tipo, tendo em conta a minha área (o que significa também que só poderei candidatar-me onde o exame de português seja opção).

Por isso, deixo aqui esta mensagem na esperança que alguém que frequente o curso de TO e que tenha vindo da área de ciências sociais (ou outras afins) me possa dar o seu testemunho Very Happy
Peço desculpa se houver algum erro ou assim mas a hora também não ajuda xD Sleep E claro, agradeço desde já se me puderem dar a vossa opinião!!
Ir para o topo Ir para baixo
Inês G
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/01/2011

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptySex Set 02, 2011 6:17 am

Olá Tânia!

Tal como tu, eu (e mais algumas colegas minhas) também vim de Humanidades para Terapia Ocupacional.

Na altura das candidaturas tive as mesmas dúvidas/preocupações que tu, mas arrisquei!

Acabei agora o 1º ano (e consegui passar a tudo!:p). Não digo que tenha sido fácil, pois, tal como tu disseste há um bocado falta de bases, mas não é impossível!Wink

Acho que não deves desistir desse objectivo apenas por não teres estado em Ciências...!

Espero que o meu "testemunho" te ajude a tomar uma decisão!

Mais alguma dúvida, não hesites em perguntar!Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 33
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptySex Set 02, 2011 8:24 am

Olá Tânia!
Devo dizer que concordo com o que a Inês disse. Aliás, a coordenadora do curso sempre disse que tinha colocado português como prova de ingresso para não limitar as possibilidades. Se este curso é o sonho de alguém e essa pessoa esteve noutra área, tenha sido humanidades, economia, artes ou até mesmo num curso profissional, então assim tem a possibilidade de entrar em TO. Os profs das cadeiras mais "puxadas" para quem não esteve em ciências (fisiologia, anatomia, etc) têm o cuidado de explicar as coisas para quem não tem mesmo as bases e de indicar bibliografia para ajudar a compreender melhor. É claro que exige mais trabalho, mas, como a Inês disse, não é impossível. Vou agora para o 3º ano e tenho algumas colegas que não estiveram em ciências. Nenhuma reprovou. Com dedicação e com a ajuda dos colegas/profs, consegue-se. Se realmente o teu sonho é esta área, tens as portas abertas. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Marina Vieira
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Marina Vieira


Feminino Peixes Macaco
Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/11/2010
Idade : 32
Localização : Fátima

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptySex Set 02, 2011 8:27 am

Eu também vim de Humanidades e também passei a tudo, e como tal acho que nao deves desistir deste objectivo só por teres estado numa área diferente... Também senti que me faltavam algumas bases, mas com esforço tudo se faz Smile
Boa sorte**
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/marinaprazeresvieira
taniasantos




Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/09/2011

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptySex Set 02, 2011 4:36 pm

Muito obrigada por responderem!!! Very Happy
Eu já pensei muito, já pesquisei muito sobre a profissão e cheguei à conclusão que é isso mesmo que quero para o meu futuro. Em principio irei colocar Leiria em 1ª opção e depois Beja pois só posso usar o exame de português (privadas nem pen$ar), mas acho que a minha média chega para leiria. Agora só falta convencer os meus pais silent
Ir para o topo Ir para baixo
Joana V
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Joana V


Feminino Aquário Cavalo
Mensagens : 33
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptySáb Set 03, 2011 11:36 am

Olá, Tânia Smile

Fico muito feliz pela tua decisão!

Convencer os pais é a parte mais fácil, o mais difícil é sempre tomar a decisão. Só tens de explicar que é mesmo o que queres e porque é que queres. Se apresentares argumentos válidos, tenho a certeza que não irão proibir-te. Afinal, é o teu sonho e o teu futuro que estão em causa.

Eu considero que tenho sorte, os meus pais nunca se opuseram, mesmo sendo um curso que nem eles, nem eu própria conhecia. Arrisquei e vou a caminho do 3º ano, mais feliz que nunca, estou mesmo a viver o sonho, pois este curso vai permitir-me fazer o que sempre sonhei fazer Very Happy

Boa sorte e esperamos ver-te cá!
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 32
Localização : Lisboa

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptySáb Set 03, 2011 7:48 pm

Tânia o pior já tá, q é decidires realmente o q TU queres (: como diz a Joana se mostrares aos teus pais que é mesmo isso que queres é mais de meio caminho andado para eles aceitarem a tua decisão. Quanto a vires de humanidades não te preocupes, quem corre por gosto não cansa, e se terapia ocupacional é mesmo o q tu gostas vais ver q consegues ultrapassar as barreiras q te são postas por mais dificeis q sejam. Com força de vontade tudo se consegue.
Força e boa sorte Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
taniasantos




Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/09/2011

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptyDom Set 04, 2011 5:53 pm

Pois é, convencer os pais até foi tarefa fácil Very Happy o problema é que é um pouco complicado ir assim para longe este ano Sad Mas, de qualquer forma, eu já tomei a minha decisão e desta vez tenho mesmo a certeza que é isto que quero, e se não for este ano será para o próximo! Se assim for até aproveito para ir juntando algum €€ e refazer alguns exames para ter uma maior segurança em relação à média. O importante é não desistir Smile
Thanks por responderem uma vez mais Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
taniasantos




Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/09/2011

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptyTer Set 13, 2011 4:30 pm

Olá outra vez pessoal Very Happy
Infelizmente é completamente impossível ir este ano para Leiria Sad terá mesmo que ficar para o próximo. Os meus pais aconselharam-me a continuar no curso onde estou não vá eu para o ano ter uma surpresa desagradável quando saírem os resultados e, como diz o ditado, “mais vale um pássaro na mão do que dois a voar”. A minha média neste momento já a contar com a PI é de 15 certinhos, o que não é nada confortável tendo em conta que a do último colocado tem vindo a subir... silent mas penso que ainda consigo subir por isso irei fazer o exame à mesma.
Estou mesmo ansiosa para ir para aí e não vejo a hora de chegar setembro do ano que vem xD haha.
Já agora se me pudessem responder a mais umas questõezitas Razz :
Quanto a trabalhos: já sei que há muitos mas costumam ser mais de grupo do que individuais, certo? E quanto às apresentações orais, costumam ser de todos os trabalhos que se vai fazendo? Eu a apresentar sozinha sou um desastre lol. Nem é que seja muito timida, mas nas apresentações fico uma pilha de nervos se for sozinha, de grupo até me saio bem. Enfim, é só mesmo para me ir preparando xD
Outra pergunta: não há nenhum sitio online onde possa ver os horarios dos 1ºs anos anteriores? Era só mesmo para ter uma noção. Tentei procurar no site do instituto mas não encontrei nada.

Agradeço desde já Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Joana V
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Joana V


Feminino Aquário Cavalo
Mensagens : 33
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptyQua Set 14, 2011 2:02 pm

Olá, Tânia!
Tenho muita pena que não possas vir ter connosco este ano, mas para o ano cá te esperamos! =D

Quanto às tuas questões:

- os trabalhos costumam ser mais a nível de grupo (quer dizer aqueles grandes trabalhos são sempre de grupo), mas também há individuais, que geralmente são menos trabalhosos;
- sim, normalmente temos de apresentar oralmente todos os trabalhos que fazemos, mas depende do professor, pois cada um tem o seu método;
- quanto aos horários não, não dá para teres acesso aos dos anos anteriores, mas podes ver o deste ano que já está no site do IPL (podes aceder através deste link http://publico.agcp.ipleiria.pt/Paginas/ScheduleRptCursosSemanalPublico.aspx). Como há alterações no horário todas as semanas, tens de ir vendo, pois não é fixo.

Não te preocupes com a timidez nas apresentações, pois é apenas uma questão de prática. Pratica em frente ao espelho, lê em voz alta, há imensos truques que se podem utilizar para as apresentações orais saírem melhor Wink

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Marina Vieira
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Marina Vieira


Feminino Peixes Macaco
Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/11/2010
Idade : 32
Localização : Fátima

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptyQui Set 15, 2011 9:42 am

Olá Tânia Smile Já responderam às tuas questões, por isso aquilo que te venho dizer é que não desistas Razz
E olhas, se não entrares na segunda fase, concorre à terceira, nunca se sabe Razz
No meu caso também tinha média mesmo certinha com a do último colocado... Entrei onde nao queria na primeira fase e na segunda lá me mantive. Na terceira dizia o site da DGES que não tinha aberto vagas para T.O. mas eu concorri na mesma e entrei, eu e mais 3 pessoas Smile Por isso, se é o que queres, não desistas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/marinaprazeresvieira
stephanie rodrigues




Feminino Capricórnio Cabra
Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/06/2011
Idade : 32

Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas EmptySex Set 16, 2011 5:09 am

Eu também acabei o curso de Línguas e Humanidades, e candidatei-me a TO, também pensei se calhar não valeria a pena devido a falta de bases, mas gostei tanto do que ouvi e pesquisei do curso, que não resisti em candidatar-me, pois é uma profissão que me imagino a exercer com gosto . E tenho a certeza que é isso que eu quero, e agora é pensar que com esforço tudo se consegue . E também estou receosa entre outros sentimentos por saber se entro :s

Beijos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ciências sociais e humanas Empty
MensagemAssunto: Re: Ciências sociais e humanas   Ciências sociais e humanas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ciências sociais e humanas
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terapia Ocupacional - ESSLei :: Apoio ao Membro :: Aconselhamento Individual-
Ir para: