MadalenaSousa Aluna de Terapia Ocupacional TL1
| Assunto: Perfil do Terapeuta Ocupacional Ter Ago 23, 2011 9:29 am | |
| A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais elaborou em 2005 o Perfil do Terapeuta Ocupacional. Este pode ser consultado clicando AQUI! «O Terapeuta Ocupacional habilita para a ocupação de forma a promover a saúde e bem-estar. (...) Promove a capacidade da pessoa desempenhar, de forma satisfatória para o próprio, as ocupações que para si são significativas. Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (auto-cuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). (...) Para tal, estuda os factores que influenciam a ocupação humana, intervindo com crianças, adolescentes, adultos e idosos com patologia diversa que comprometa ou coloque em risco um desempenho ocupacional satisfatório e consequentemente, a sua actividade e participação. Na sua abordagem avalia e intervém em três níveis: na pessoa, na ocupação e no ambiente.(...)» | |
|
Anya
| Assunto: Re: Perfil do Terapeuta Ocupacional Ter Nov 15, 2011 2:42 pm | |
| Boa noite, Sou estudante do 12º ano de ciências e tinha como objectivo estudar terapia ocupacional. Arranjei o máximo de informação sobre o curso, informei-me o mais que consegui e gostei, gostei mesmo, tudo o que se diz corresponde ao que quero mesmo fazer. O problema é que encontrei-me com um fisioterapeuta amigo dos meus pais que me disse que o que se lê sobre terapia ocupacional não corresponde à verdade, disse-me que o trabalho não passava de ir 'dando uma ajudinha' aos fisioterapeutas e ficar ao lado dos pacientes numas máquinas, nada de ajudar realmente. Isto assustou-me porque não é nada do que quero, como é lógico. Queria ouvir a opinião de um terapeuta ocupacional já em actividade Então se alguém pudesse falarmos um pouco sobre o que faz no dia a dia, seria perfeito! Obrigada | |
|
Shibiusa Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Mensagens : 69 Data de inscrição : 22/06/2010 Idade : 33 Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração
| Assunto: Re: Perfil do Terapeuta Ocupacional Qua Nov 16, 2011 1:20 pm | |
| - Anya escreveu:
- Boa noite,
Sou estudante do 12º ano de ciências e tinha como objectivo estudar terapia ocupacional. Arranjei o máximo de informação sobre o curso, informei-me o mais que consegui e gostei, gostei mesmo, tudo o que se diz corresponde ao que quero mesmo fazer.
O problema é que encontrei-me com um fisioterapeuta amigo dos meus pais que me disse que o que se lê sobre terapia ocupacional não corresponde à verdade, disse-me que o trabalho não passava de ir 'dando uma ajudinha' aos fisioterapeutas e ficar ao lado dos pacientes numas máquinas, nada de ajudar realmente.
Isto assustou-me porque não é nada do que quero, como é lógico.
Queria ouvir a opinião de um terapeuta ocupacional já em actividade
Então se alguém pudesse falarmos um pouco sobre o que faz no dia a dia, seria perfeito!
Obrigada Olá! Não sou terapeuta ocupacional, sou apenas estudante (do 3º ano), mas já tivemos estágio todos os anos, portanto espero que aceites a minha opinião Esse fisioterapeuta tem uma "opinião" um pouco leiga. Provavelmente, quis influenciar-te a não seguires essa área. Mas pronto, é a opinião geral que têm da área porque não conhecem de todo aquilo que um terapeuta ocupacional faz (até há médicos que não sabem o que é, para teres noção). O que dizem sobre a terapia ocupacional é mesmo verdade. Devo também dizer que nem toda a informação que se vê pela net é 100% credível, visto que há algumas escolas estrangeiras cuja formação é um bocado questionável (isto de acordo com o que nos foi dito). O terapeuta ocupacional pode trabalhar em imensos contextos (desde hospitais, clínicas, escolas, prisões, lares a centros de emprego) e com todo o tipo de população. Muitas vezes trabalha em equipa com outros profissionais e, mais uma vez, a variedade é enorme. Fisioterapeutas, terapeutas da fala, médicos, engenheiros, arquitectos... Quase tudo aquilo que possas imaginar. A prática pode ser mais a nível físico ou a nível psicológico/psiquiátrico, dependendo das necessidades das pessoas (porque se pode encontrar de todo o tipo de dificuldades, desde uma pequena lesão de esforço a uma patologia mais complexa como paralisia cerebral, avc ou esquizofrenia). E tudo direccionado para a ocupação, ou seja, tudo aquilo que fazes no dia a dia, desde a alimentação, a tomar banho, a apanhar o autocarro, a trabalhar ou brincar. O objectivo é precisamente reabilitar (ou habilitar! A pessoa pode nunca ter tido essa capacidade) para que as pessoas sejam independentes na sua vida, sem ter que depender tanto dos outros. E não, não metemos as pessoas numa máquina e ficamos a olhar. Fazemos sessões estruturadas, com exercícios do interesse da pessoa (para que ela goste de as fazer) que vá treinar aquilo que ela precise de treinar para atingir os objectivos. O terapeuta ocupacional não dá mãozinha ao fisioterapeuta nem o fisioterapeuta dá a mãozinha ao terapeuta ocupacional. Completam-se, que é uma coisa diferente. Espero que isto te ajude! Qualquer dúvida que tenhas, é só dizer | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Perfil do Terapeuta Ocupacional | |
| |
|