Terapia Ocupacional - ESSLei
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terapia Ocupacional - ESSLei

Um fórum de apoio aos novos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Leiria (Portugal)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Perfil do Terapeuta Ocupacional

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
MadalenaSousa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Feminino Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/06/2010

Perfil do Terapeuta Ocupacional Empty
MensagemAssunto: Perfil do Terapeuta Ocupacional   Perfil do Terapeuta Ocupacional EmptyTer Ago 23, 2011 9:29 am

A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais elaborou em 2005 o Perfil do Terapeuta Ocupacional. Este pode ser consultado clicando AQUI!

«O Terapeuta Ocupacional habilita para a ocupação de forma a promover a saúde e bem-estar. (...)
Promove a capacidade da pessoa desempenhar, de forma satisfatória para o próprio, as ocupações que para si são significativas. Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (auto-cuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade). (...)
Para tal, estuda os factores que influenciam a ocupação humana, intervindo com crianças, adolescentes, adultos e idosos com patologia diversa que comprometa ou coloque em risco um desempenho ocupacional satisfatório e consequentemente, a sua actividade e participação.
Na sua abordagem avalia e intervém em três níveis: na pessoa, na ocupação e no ambiente.(...)»
Perfil do Terapeuta Ocupacional Occupational_therapist
Ir para o topo Ir para baixo
Anya




Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/11/2011

Perfil do Terapeuta Ocupacional Empty
MensagemAssunto: Re: Perfil do Terapeuta Ocupacional   Perfil do Terapeuta Ocupacional EmptyTer Nov 15, 2011 2:42 pm

Boa noite,

Sou estudante do 12º ano de ciências e tinha como objectivo estudar terapia ocupacional. Arranjei o máximo de informação sobre o curso, informei-me o mais que consegui e gostei, gostei mesmo, tudo o que se diz corresponde ao que quero mesmo fazer.

O problema é que encontrei-me com um fisioterapeuta amigo dos meus pais que me disse que o que se lê sobre terapia ocupacional não corresponde à verdade, disse-me que o trabalho não passava de ir 'dando uma ajudinha' aos fisioterapeutas e ficar ao lado dos pacientes numas máquinas, nada de ajudar realmente.

Isto assustou-me porque não é nada do que quero, como é lógico.

Queria ouvir a opinião de um terapeuta ocupacional já em actividade Smile

Então se alguém pudesse falarmos um pouco sobre o que faz no dia a dia, seria perfeito!

Obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Perfil do Terapeuta Ocupacional Empty
MensagemAssunto: Re: Perfil do Terapeuta Ocupacional   Perfil do Terapeuta Ocupacional EmptyQua Nov 16, 2011 1:20 pm

Anya escreveu:
Boa noite,

Sou estudante do 12º ano de ciências e tinha como objectivo estudar terapia ocupacional. Arranjei o máximo de informação sobre o curso, informei-me o mais que consegui e gostei, gostei mesmo, tudo o que se diz corresponde ao que quero mesmo fazer.

O problema é que encontrei-me com um fisioterapeuta amigo dos meus pais que me disse que o que se lê sobre terapia ocupacional não corresponde à verdade, disse-me que o trabalho não passava de ir 'dando uma ajudinha' aos fisioterapeutas e ficar ao lado dos pacientes numas máquinas, nada de ajudar realmente.

Isto assustou-me porque não é nada do que quero, como é lógico.

Queria ouvir a opinião de um terapeuta ocupacional já em actividade Smile

Então se alguém pudesse falarmos um pouco sobre o que faz no dia a dia, seria perfeito!

Obrigada
Olá!
Não sou terapeuta ocupacional, sou apenas estudante (do 3º ano), mas já tivemos estágio todos os anos, portanto espero que aceites a minha opinião Smile
Esse fisioterapeuta tem uma "opinião" um pouco leiga. Provavelmente, quis influenciar-te a não seguires essa área. Mas pronto, é a opinião geral que têm da área porque não conhecem de todo aquilo que um terapeuta ocupacional faz (até há médicos que não sabem o que é, para teres noção).
O que dizem sobre a terapia ocupacional é mesmo verdade. Devo também dizer que nem toda a informação que se vê pela net é 100% credível, visto que há algumas escolas estrangeiras cuja formação é um bocado questionável (isto de acordo com o que nos foi dito).
O terapeuta ocupacional pode trabalhar em imensos contextos (desde hospitais, clínicas, escolas, prisões, lares a centros de emprego) e com todo o tipo de população. Muitas vezes trabalha em equipa com outros profissionais e, mais uma vez, a variedade é enorme. Fisioterapeutas, terapeutas da fala, médicos, engenheiros, arquitectos... Quase tudo aquilo que possas imaginar. A prática pode ser mais a nível físico ou a nível psicológico/psiquiátrico, dependendo das necessidades das pessoas (porque se pode encontrar de todo o tipo de dificuldades, desde uma pequena lesão de esforço a uma patologia mais complexa como paralisia cerebral, avc ou esquizofrenia). E tudo direccionado para a ocupação, ou seja, tudo aquilo que fazes no dia a dia, desde a alimentação, a tomar banho, a apanhar o autocarro, a trabalhar ou brincar. O objectivo é precisamente reabilitar (ou habilitar! A pessoa pode nunca ter tido essa capacidade) para que as pessoas sejam independentes na sua vida, sem ter que depender tanto dos outros. E não, não metemos as pessoas numa máquina e ficamos a olhar. Fazemos sessões estruturadas, com exercícios do interesse da pessoa (para que ela goste de as fazer) que vá treinar aquilo que ela precise de treinar para atingir os objectivos.
O terapeuta ocupacional não dá mãozinha ao fisioterapeuta nem o fisioterapeuta dá a mãozinha ao terapeuta ocupacional. Completam-se, que é uma coisa diferente.
Espero que isto te ajude! Qualquer dúvida que tenhas, é só dizer Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Perfil do Terapeuta Ocupacional Empty
MensagemAssunto: Re: Perfil do Terapeuta Ocupacional   Perfil do Terapeuta Ocupacional Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Perfil do Terapeuta Ocupacional
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Esclarecimento sobre Terapia Ocupacional

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terapia Ocupacional - ESSLei :: Apoio ao Membro :: Terapia Ocupacional-
Ir para: