Mensagens : 69 Data de inscrição : 22/06/2010 Idade : 32 Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração
Assunto: Filmes relacionados com incapacidades Sáb Ago 21, 2010 1:24 pm
Boa tarde, pessoal! Bem, ultimamente, para passar o tempo, andei a informar-me sobre algumas doenças/incapacidades com que o terapeuta ocupacional possa lidar no seu dia-a-dia. Acabei por me cruzar com uns quantos dramas asiáticos que me interessaram. A qualidade do cinema asiático não é tão boa como a do americano, mas é sem dúvida mais original em termos de conteúdo. Encontrei 3 dramas que me pareceram muito bons (embora só tenha visto dois desses até agora e ando a adiar ver o terceiro porque tenho a certeza que vou chorar ainda mais nele xD). Aqui fica uma pequena sinopse de cada:
Taiyou no Uta (Uma canção para o sol) Kaoru, uma rapariga de 16 anos, que não pode ser exposta à luz solar, apenas pode experimentar a "vida" à noite, quando está em frente da estação de comboios a cantar. Lá começa um amor que desabrochou pela primeira na sua vida. Sobre a doença: A Xerodermia Pigmentosa (XP), doença que afecta a protagonista, segundo a Wikipédia:
Citação :
(...)é uma desordem genética de reparação de DNA, na qual a habilidade normal do organismo para remover o dano causado pela luz de radiação ultravioleta (UV) é deficiente. Isto pode levar a múltiplos Carcinomas basocelulares e a outras doenças cancerosas, em idade precoce. Em casos severos, é necessário evitar por completo a exposição à luz solar.
É algo rara, pois atinge 1 ou 2 indivíduos em cada 100000 pessoas. No entanto, existem vários graus da doença, alguns dos quais evoluem para casos complicados de paralisia. Trailer:
Também possui um dorama (série) com 10 episódios, que parece que é diferente do filme. Só vi o filme e adorei. Aprende-se muito com pessoas assim. ^^
Koizora (Céu do amor) Koizora conta a história de Mika, uma jovem estudante que se quer apaixonar quando entra para o secundário. Um dia, ela perde o telemóvel e, após o encontrar, começa a receber chamadas de um rapaz desconhecido. Dia após dia, conversa após conversa, ele vai conquistando o coração de Mika. Sobre a doença: Neste caso, a doença é cancro (se bem me lembro, cancro do pulmão). Trailer:
Este filme também tem uma versão em série, com 6 episódios. Também só vi o filme. xD Pessoalmente, não achei nada por aí além... Taiyou no Uta é muito melhor. Mas é sempre interessante de se ver e também chorei imenso no final. xD
1 Litre no Namida (1 litro de lágrimas)
Wikipédia escreveu:
Aya é uma menina de 15 anos, filha de uma família simples. O pai possui uma loja de tofu, a mãe, Shioka, é higienista e os três irmãos, Ako, Hiroki e Rika. Entretanto, a vida de Aya vai, aos poucos, mudando, ao perceber que tem levado tombos freqüentemente e anda de um modo estranho. A mãe, Shioka, pede para que Aya vá ao médico para ser examinada. O médico informa que Aya tem degeneração espinocerebelar - uma doença que deteriora o cerebelo gradualmente até o ponto que a vítima não pode andar, falar, escrever, ou comer. A doença não afeta a mente nem a memória. A partir daí começa uma luta desesperada de sua família e amigos à procura de uma chance de cura para Aya.
Esta história foi baseada numa história real de uma menina de 15 anos que sofreu desta doença incurável, contra a qual lutou até aos seus 25 anos. A história foi baseada no diário de Aya Kitō, no qual esta relatava a sua luta diária contra a doença. As suas últimas palavras no seu diário foram: "O facto de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais". Essa história torna-se mais comovente pelo simples facto de ser uma história real. Permite-nos que possamos lançar um novo olhar para o nosso quotidiano e percebamos que, por mais que tenhamos problemas, existem pessoas que enfrentam dificuldades ainda maiores e nem por isso desistem. Trailer:
Mais uma vez, existe uma série de 11 episódios com base no filme. Ainda não vi nem um nem outro, mas é mais por falta de coragem. Os comentários sobre o filme/série diziam que tinham chorado durante todo ele. Algumas pessoas diziam até ter chorado mais que um litro de lágrimas (usando o nome do filme). Tenho mesmo que ver isto. Talvez veja hoje à noite, se ganhar coragem para chorar mais um bocadinho... xD
Joana V Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Mensagens : 33 Data de inscrição : 24/06/2010 Idade : 32 Localização : Leiria
Assunto: Re: Filmes relacionados com incapacidades Ter Ago 31, 2010 9:01 am