Terapia Ocupacional - ESSLei
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terapia Ocupacional - ESSLei

Um fórum de apoio aos novos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Leiria (Portugal)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Filmes relacionados com incapacidades

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 33
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Filmes relacionados com incapacidades Empty
MensagemAssunto: Filmes relacionados com incapacidades   Filmes relacionados com incapacidades EmptySáb Ago 21, 2010 1:24 pm

Boa tarde, pessoal!
Bem, ultimamente, para passar o tempo, andei a informar-me sobre algumas doenças/incapacidades com que o terapeuta ocupacional possa lidar no seu dia-a-dia. Acabei por me cruzar com uns quantos dramas asiáticos que me interessaram. A qualidade do cinema asiático não é tão boa como a do americano, mas é sem dúvida mais original em termos de conteúdo. Encontrei 3 dramas que me pareceram muito bons (embora só tenha visto dois desses até agora e ando a adiar ver o terceiro porque tenho a certeza que vou chorar ainda mais nele xD). Aqui fica uma pequena sinopse de cada:

Taiyou no Uta (Uma canção para o sol)
Kaoru, uma rapariga de 16 anos, que não pode ser exposta à luz solar, apenas pode experimentar a "vida" à noite, quando está em frente da estação de comboios a cantar. Lá começa um amor que desabrochou pela primeira na sua vida.
Sobre a doença:
A Xerodermia Pigmentosa (XP), doença que afecta a protagonista, segundo a Wikipédia:
Citação :
(...)é uma desordem genética de reparação de DNA, na qual a habilidade normal do organismo para remover o dano causado pela luz de radiação ultravioleta (UV) é deficiente. Isto pode levar a múltiplos Carcinomas basocelulares e a outras doenças cancerosas, em idade precoce. Em casos severos, é necessário evitar por completo a exposição à luz solar.
É algo rara, pois atinge 1 ou 2 indivíduos em cada 100000 pessoas. No entanto, existem vários graus da doença, alguns dos quais evoluem para casos complicados de paralisia.
Trailer:

Também possui um dorama (série) com 10 episódios, que parece que é diferente do filme. Só vi o filme e adorei. Aprende-se muito com pessoas assim. ^^

Koizora (Céu do amor)
Koizora conta a história de Mika, uma jovem estudante que se quer apaixonar quando entra para o secundário. Um dia, ela perde o telemóvel e, após o encontrar, começa a receber chamadas de um rapaz desconhecido. Dia após dia, conversa após conversa, ele vai conquistando o coração de Mika.
Sobre a doença:
Neste caso, a doença é cancro (se bem me lembro, cancro do pulmão).
Trailer:

Este filme também tem uma versão em série, com 6 episódios. Também só vi o filme. xD
Pessoalmente, não achei nada por aí além... Taiyou no Uta é muito melhor. Mas é sempre interessante de se ver e também chorei imenso no final. xD

1 Litre no Namida (1 litro de lágrimas)
Wikipédia escreveu:
Aya é uma menina de 15 anos, filha de uma família simples. O pai possui uma loja de tofu, a mãe, Shioka, é higienista e os três irmãos, Ako, Hiroki e Rika. Entretanto, a vida de Aya vai, aos poucos, mudando, ao perceber que tem levado tombos freqüentemente e anda de um modo estranho. A mãe, Shioka, pede para que Aya vá ao médico para ser examinada.
O médico informa que Aya tem degeneração espinocerebelar - uma doença que deteriora o cerebelo gradualmente até o ponto que a vítima não pode andar, falar, escrever, ou comer. A doença não afeta a mente nem a memória.
A partir daí começa uma luta desesperada de sua família e amigos à procura de uma chance de cura para Aya.
Esta história foi baseada numa história real de uma menina de 15 anos que sofreu desta doença incurável, contra a qual lutou até aos seus 25 anos. A história foi baseada no diário de Aya Kitō, no qual esta relatava a sua luta diária contra a doença. As suas últimas palavras no seu diário foram: "O facto de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais".
Essa história torna-se mais comovente pelo simples facto de ser uma história real. Permite-nos que possamos lançar um novo olhar para o nosso quotidiano e percebamos que, por mais que tenhamos problemas, existem pessoas que enfrentam dificuldades ainda maiores e nem por isso desistem.
Trailer:

Mais uma vez, existe uma série de 11 episódios com base no filme. Ainda não vi nem um nem outro, mas é mais por falta de coragem. Os comentários sobre o filme/série diziam que tinham chorado durante todo ele. Algumas pessoas diziam até ter chorado mais que um litro de lágrimas (usando o nome do filme). Tenho mesmo que ver isto. Talvez veja hoje à noite, se ganhar coragem para chorar mais um bocadinho... xD
Ir para o topo Ir para baixo
Joana V
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Joana V


Feminino Aquário Cavalo
Mensagens : 33
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

Filmes relacionados com incapacidades Empty
MensagemAssunto: Re: Filmes relacionados com incapacidades   Filmes relacionados com incapacidades EmptyTer Ago 31, 2010 9:01 am

Vou tratar de ver isso tudo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
 
Filmes relacionados com incapacidades
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Videos relacionados com TO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terapia Ocupacional - ESSLei :: Conversas de Café-
Ir para: