Terapia Ocupacional - ESSLei
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terapia Ocupacional - ESSLei

Um fórum de apoio aos novos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Leiria (Portugal)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 TO/Fisioterapia/Reabilitação Psicomotora/Terapia da Fala

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
filipasérgio




Mensagens : 1
Data de inscrição : 30/11/2012

TO/Fisioterapia/Reabilitação Psicomotora/Terapia da Fala Empty
MensagemAssunto: TO/Fisioterapia/Reabilitação Psicomotora/Terapia da Fala   TO/Fisioterapia/Reabilitação Psicomotora/Terapia da Fala EmptySex Nov 30, 2012 4:00 pm

Olá ! Precisava de muita ajuda.
Estou bastante indecisa entre 4 cursos , todos eles "semelhantes" entre si.
Por um lado gostava de Terapia da Fala pois o curso existe na Univ de Aveiro (cidade onde resido) e, conheço quem ja esteja a trabalhar nesta area apesar da situaçao do pais ( Suspect ) tendo so acabado o curso à coisa de 3 anos.
Por outro lado, a fisioterapia que tambem existe em Aveiro mas que como ja se sabe , é um curso a abarrotar de gente e nao é bem o que pretendo (gostava de algo mais relacionado com deficientes, doentes mentais, toxicodependentes), mas que, contudo, no estrangeiro é bastante conceituado e com bastante oferta de emprego.
Ainda, TO que , pelo que pesquisei é um complemento ou a base de fisioterapia e que é opcional e nao , fundamental para o individuo, ao contrario de fisioterapia que é necessario para cuidar o paciente.
Por fim, Reabilitaçao Psicomotora, que ainda nao é uma profissao legislada, e que apesar da minha pesquisa ainda nao entendi bem o seu "fundamento", utilidade e diferença entre TO.

Peço desculpa estar a expor isto aqui , acho que nao é o sitio mais apropriado mas nao custa tentar ! farao
Se alguem vir , agradecia resposta!
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

TO/Fisioterapia/Reabilitação Psicomotora/Terapia da Fala Empty
MensagemAssunto: Re: TO/Fisioterapia/Reabilitação Psicomotora/Terapia da Fala   TO/Fisioterapia/Reabilitação Psicomotora/Terapia da Fala EmptyQua Dez 05, 2012 4:32 pm

Olá! ^^
Podes fazer as perguntas que quiseres que respondemos dentro daquilo que sabemos ^^

Bem, relativamente à Terapia da Fala, o próprio nome não suscita dúvidas e a sua acção é muito clara. A par da TO (sim Smile), é uma das poucas profissões com empregabilidade em Portugal. Existem propostas de emprego regulares na área da TO (mais numas alturas que outras, claro) e também existe a possibilidade de apresentar um projecto para abrir um departamento de TO em algum lado.
A Fisio também não te deve apresentar muitas dúvidas.
Relativamente à TO, tens aí alguns pontos que gostava de esclarecer contigo.

Tanto a TO, como a Fisio ou TF ou qualquer uma profissão podem ser complementos umas das outras. Aliás, não só podem, como devem, visto que o trabalho em equipa focado na pessoa é muito mais produtivo que estar cada um a puxar a brasa à sua sardinha.
Isso de ser "opcional" não está muito correcto e eu explico-te. As valências que a pessoa frequenta são escolhidas com base na sua patologia/défices e afins. Por exemplo, pode precisar de psicólogo e TF e nunca precisar de TO ou Fisio, tal como pode precisar de TO e Fisio ou só uma das duas, entre outras hipóteses, claro. E isto vai de encontro ao ponto que referiste de a Fisio ser fundamental e a TO não, que também não é correcto.
O trabalho de TO é diferente do da Fisio e essa barreira não é muitas vezes entendida pelas pessoas (daí que batalhemos todos os dias para que reconheçam a área, não em termos legais, mas sim na mentalidade das pessoas). A TO utiliza a ocupação (e entenda-se por ocupação tudo o que fazemos no dia-a-dia, desde alimentação, a vestir/despir, tomar banho, utilizar o computador, participar em actividades de lazer, trabalhar) como objectivo. Imaginemos que a pessoa teve um AVC e não consegue mais levar uma vida normal. Precisa de ajuda para fazer tudo. Depois de uma avaliação, a TO pode trabalhar com a pessoa para que ela consiga realizar as actividades que ela precisar e quer de forma a ser independente. Quem diz AVC, pode também falar de uma doença mental. Como deves saber, uma pessoa com uma doença mental pode tornar-se muito descompensada e não conseguir fazer as suas actividades. Um dos meios para que as pessoas consigam fazer as actividades é precisamente através da actividade, que é "facilitada", faseada e adaptada à situação de cada um, para que a pessoa a consiga fazer aos poucos e chegar um dia em que a realiza sem problemas, com ou sem recurso a produtos de apoio (também uma das áreas da TO. Podes pesquisar um pouco sobre isso). Claro que existem vários meios para atingir os mesmos objectivos e é neste ponto que a TO e a Fisio se podem sobrepor (e é só na parte da reabilitação física!). Por exemplo, ambas utilizam a massagem e as mobilizações, para além de partilharem alguns equipamentos. Tem tudo a ver com os objectivos para a pessoa. Se a pessoa quer ficar bem em termos de movimento, existe a Fisio. Se existem objectivos relacionados com o envolvimento da pessoa nas actividades do dia-a-dia, então aí o papel é da TO. Para além disso, por convenção, atribui-se os membros superiores à TO e os membros inferiores à Fisio. Se fores a analisar, precisas dos teus braços para fazer as tuas actividades e o terapeuta ocupacional é o terapeuta de excelência para a reabilitação deles. A Fisio já não entra pela parte da saúde mental, que referiste ter também como interesse.
Relativamente à Reabilitação Psicomotora, não te sei dizer também uma definição do que eles fazem. Sei que a profissão não está legislada, como bem referiste, e, como tal, dificulta imenso a empregabilidade. Uma psicomotricista com a qual falei uma vez diz que é mesmo bastante complicado sem terem a tal lei, que andam de estágio profissional em estágio profissional e acabam por não ficar em algum sítio. Para além disso, tenho duas colegas que vieram desse mesmo curso da FMH e elas realmente não recomendam o curso por causa da situação complicada que espera quem se forma desse curso. Claro que nem tudo é mau e podes ter sorte. Estou a estagiar num local que tem psicomotricista (por acaso, ainda não falei com ela porque está de licença de parto) e já estagiei noutro que também tinha. E também já tive uma caloira a mudar de curso porque dizia que era mesmo o sonho dela, ainda que as minhas colegas lhe tenham explicado a situação. Não estamos cá para dissuadir as pessoas a não seguirem os seus sonhos. Não andamos a "vender" o curso ^^
Acrescento ainda que os psicomotricistas estão a tentar criar uma ordem para tentar novamente apelar à Assembleia da República para que reconheçam legalmente a profissão.

Se tens receio de ficar deslocada e daí estares a colocar hipóteses que se calhar não gostas tanto porque são mais perto, é compreensível, mas digo-te que não precisas de ter tanto medo. Também sou de Aveiro (do distrito. Moro mais perto de Gaia, ainda assim) e tenho algumas colegas aqui da zona. Tenho colegas do Algarve, da zona de Lisboa, do interior do país, das ilhas, de todo o lado. E todas as turmas que têm entrado também têm pessoas de todo o lado. Portanto não irias ser uma situação única, quer escolhas o Porto, Leiria ou Beja (ou alguma das privadas).

Espero ter sido clara e peço desculpa pelo tamanho da resposta xD
Se tiveres mais alguma dúvida, estou ao dispor. Posso apenas demorar mais um bocadinho a responder porque estou em estágio.
Ir para o topo Ir para baixo
 
TO/Fisioterapia/Reabilitação Psicomotora/Terapia da Fala
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Reabilitação Psicomotora / TO
» Esclarecimento sobre Terapia Ocupacional

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terapia Ocupacional - ESSLei :: Conversas de Café-
Ir para: