Terapia Ocupacional - ESSLei
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terapia Ocupacional - ESSLei

Um fórum de apoio aos novos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Leiria (Portugal)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 olá :)

Ir para baixo 
3 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: olá :)   olá :) EmptySex Jul 27, 2012 10:27 am

Bem, ainda não sei se existem estudantes por aqui, mas vou tentar a minha sorte. Sou a Andreia, sai agora do secundário e pus TO como 1ª opção. Era só para dar as boas vindas, não sei mesmo que dizer xD há mais possíveis caloiros por aqui? Beijinhos Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySáb Jul 28, 2012 1:45 pm

Olá Andreia!
Parabéns pela tua escolha! Vais ver que gostas do curso Smile
Não sei se haverá algum caloiro a visitar o fórum. Apenas somos contactados de vez em quando através deste fórum. Mas não custa nada deixar aqui um cumprimento, não é? ^^
Pode ser que algum até se sinta tentado a dizer aqui alguma coisa. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 8:53 am

Espero que sim Very Happy e tu, estas em que ano já? Smile se quiseres partilhar ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 8:56 am

Passei agora para o 4º ano (isto é tão estranho de dizer xD). E parece que ainda há pouco comecei. O tempo passa sem darmos por ele xD
Só de pensar que deve ser só mais este ano e depois acaba... Ai, dá-me uma nostalgia daquelas xD
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 9:14 am

Acho que entendo Smile mas estas quase Very Happy já fizeste estágios onde? essa é a minha principal curiosidade, como são, onde no alojamos caso sejam longe, etc etc..
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 9:32 am

No primeiro ano tivemos estágio nuns 6 locais, 3 dias em cada lado. Julgo que agora são uns 5 ou 4 locais, não tenho a certeza, mas também são poucos dias. Mas há vários locais (mesmo imensos!) e tiramos à sorte (só no 4º ano é que podemos escolher). Claro que depois podíamos negociar umas com as outras (a minha turma é só de raparigas xD) caso uma quisesse muito um sítio ou lhe desse mais jeito. Eram poucos dias em cada sítio e era basicamente para termos uma ideia do que faz a Terapia Ocupacional em diferentes locais. Estive no Agrupamento de Escolas Correia Mateus em Leiria (já não existe lá TO), na Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Leiria (acho que já não há lá estágios. Houve umas confusões com isso porque recusaram estágios em cima da hora), na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel (em Condeixa), no Centro de Saúde de Torres Novas, na Loja do Avô (em Lisboa) e no Agrupamento de Escolas José Saraiva (também em Leiria). Têm-se quase sempre companhia de uma, duas ou três colegas em cada local, visto que cada terapeuta pode ter duas estagiárias do primeiro ano (só não tive no último agrupamento de escolas).
No segundo ano são dois locais (duas semanas em cada local). Estive no Centro de Saúde de Rio Maior (já não existe como local de estágio) e no Centro de Saúde de Olhão (o Algarve é um excelente sítio para Terapia Ocupacional, especialmente se gostas de crianças).
No terceiro ano é só um local (6 semanas nele). Fiquei no Hospital de Santo André. E aí já se fica sozinha, visto que cada terapeuta só pode ter uma estagiária de 3º ano para lhe dar atenção.
Até agora, os estágios não coincidiram. Os do 1º ano são os primeiros a ter estágio, logo no início do 2º semestre, os do 2º ano têm a meio do semestre e os do 3º ano são os últimos. Mas agora vão apanhar a malta do 4º ano no estágio. Pelos vistos, uma das intenções da coordenadora de curso é mesmo provocar este encontro intergeracional, se me entendes xD
Quando os estágios são longe e não conseguimos negociar ou queremos muito aquele estágio, há sempre hipóteses. Há pousadas da juventude, há apartamentos que podem ser alugados (só recomendo alugar apartamento no 3º ano. O resto não compensa, é demasiado curto), há locais que alugam que os terapeutas já conhecem (por exemplo, em Condeixa, julgo que os terapeutas conhecem alguém que aluga quartos). Em alguns sítios, combinava-se boleias com as colegas. Cheguei a fazer isso para Torres Novas, por exemplo. Eramos umas 4 e uma era da zona de Leiria e tinha carta e carro. Dividimos despesas e ficava mais prático para todas. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 9:38 am

Parece-me muito bem, sim senhora xD estou mesmo entusiasmada Smile obrigada pelas respostas Smile olha, e tu que vens do Porto (vi ali ao lado :p) arranjaste apartamento em Leiria, ficaste pela residência, como fizeste? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 9:43 am

De nada ^^
Arranjei um apartamento em Leiria. É das cidades mais baratas para se arranjar apartamentos para alugar baratos e com qualidade (entre 110€ a 140€, consegue-se arranjar quartos em apartamentos com muito boas condições e nas melhores áreas. A média costuma a ser 120€). Preferi isso a ir para a residência, visto que lá os quartos são duplos. Os quartos individuais são mais caros e, para isso, preferia ir para um apartamento, onde até pagava menos. Também há a pousada, mas só soube da existência disso depois de já estar instalada e tudo. Estava tão bem que me deixei ficar xD
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 9:58 am

eheh Smile eu sou do distrito, por isso nao sei bem como farei, mas o apartamento parece-me bem Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 10:02 am

És de longe da cidade?
Aproveita o dia em que fores fazer a matrícula para procurar alguma coisa. Também costumam haver anúncios na net, mas encontra-se melhor quando se vai ver presencialmente. As zonas que costumam preferir é a Avenida Marquês de Pombal (tem tudo lá ao pé, incluindo Pingo Doce e transportes públicos), a Avenida Nossa Senhora de Fátima e o bairro dos Capuchos.
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 10:19 am

não sou de longe, acho q estou bem ambientada já :p mas fica-me a 30 min de carro, nao sei bem.. obrigada pelas dicas Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 10:23 am

Hum... Então seria melhor fazeres as contas e veres as despesas. Meia hora não é muito, mas pode ficar mais caro fazer as viagens do que ficar na cidade durante a semana. Tenho colegas minhas que preferiram isso (são da zona de Pombal e Ourém). ^^
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 12:19 pm

eu ainda sou de mais perto, :p mas gasta-se bastante.. e pronto Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 2:12 pm

Tenho a certeza que tomarás a melhor decisão para ti! E podes sempre mudar de escolha, não tem que ser algo fixo ^^
Se tiveres alguma dúvida, é só dizer. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 2:20 pm

queria saber outra cena, mas nao sei se sabes.. se alguém ler talvez possa ajudar ^^ candidatei-me a bolsa, e sei que demora um pouco a saber se a temos ou nao.. nao sabes por que altura os resultados chegam, certo? :S
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyDom Jul 29, 2012 3:40 pm

Também sou bolseira, por acaso, por isso sei xD
Quando era a escola a tratar disso, os resultados demoravam imenso. Houve um ano que só tive em Março (noutro foi em Janeiro). Agora a escola tem que mandar os dados para o Ministério, por isso têm que acelerar as coisas. Julgo que, no ano passado, tive os resultados em Dezembro. Demora ainda um bocadito, sim, mas é esperar que eles sejam ainda mais rápidos este ano. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySeg Jul 30, 2012 2:53 am

yay, obrigada Very Happy e mesmo sendo bolseira conseguiste ficar num apartamento e nao na residencia? tipo, eles teriam vaga para ti de certeza, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySeg Jul 30, 2012 8:22 am

Sim, normalmente na residência dão prioridade aos bolseiros e só depois, se houver mais vagas, é que podem dar a não-bolseiros. Eu é que preferi mesmo ficar num apartamento Smile
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySeg Jul 30, 2012 8:27 am

e como fizeste? Very Happy eu queria isso tambem.. nao tens complemento de alojamento com a tua bolsa?
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySeg Jul 30, 2012 8:33 am

O complemento de alojamento é só para quem está na residência, julgo eu. Pelo menos, era até ao ano passado (ou há dois anos). Com comprovativos do rendimento do agregado familiar, eles atribuem-nos um valor da bolsa. Conheço pessoas que recebem o suficiente apenas para cobrir as propinas (é o valor mínimo da bolsa) e sei de pessoas que recebem muito bem (não sei se não será o valor máximo). E pode-se sempre recorrer se não se achar justo. Depois de se ter o resultado, durante uns dias é provisório. Julgo que, nesse caso, nos chamam para entrevista. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySeg Jul 30, 2012 8:36 am

então espera.. se não for pedir muito, explica-me como fazes please :p pediste bolsa, e não o complemento de alojamento.. ficaste num apartamento mas o dinheiro da bolsa não chega para tudo isso ne? se me desses o teu exemplo era mais facil Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySeg Jul 30, 2012 8:55 am

Neste último ano não me pediram nada disso do complemento. Mas no meu 1º ano tinha lá isso. Dizia era que apenas quem quisesse ir para a residência e eu não queria. A bolsa não chega para tudo, claro, mas dá uma boa ajuda e consegue cobrir-me as despesas do apartamento e das propinas. Já ajuda a tirar um bom bocado de despesas de cima da minha mãe.
Não sei se eles mudaram alguma coisa este ano porque ainda não acabei o processo, mas parece-me igual ao ano passado. O problema é que acho que se baseiam apenas nos ganhos do agregado familiar e não nos gastos (dantes pediam para fazermos uma estimativa disso).
Ir para o topo Ir para baixo
AndreiaInacio




Feminino Libra Cachorro
Mensagens : 19
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySeg Jul 30, 2012 8:58 am

está bem, obrigada ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptySeg Jul 30, 2012 10:15 am

De nada! Se precisares de qualquer coisa, diz ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Joana V
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Joana V


Feminino Aquário Cavalo
Mensagens : 33
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) EmptyTer Jul 31, 2012 8:51 am

Olá Smile

Parabéns pela tua escolha! Espero que consigas entrar e que aproveites bem estes 4 anos na nossa ESSLei.

Eu sou a Joana e tal como a minha colega também vou para o 4º ano :'( (nostalgia! acho que calha a todos).

Vou só dar uma "achega" no assunto dos estágios. Agora os estágios de 1º ano são de uma semana em cada local, que penso serem 4 ou 5 locais.

Eu também sou de perto de Leiria (22 km) e vou de carro. Fica muito mais em conta e faz-se bem. Por vezes foi chato, por causa das praxes e saídas à noite, mas arranja-se sempre solução Wink

Quanto à bolsa, é uma incógnita. A primeira vez que me candidatei, soube o resultado por volta de Novembro, penso eu. Mas nunca se sabe bem a atura. De qualquer forma, podes adiar o pagamento das propinas e da matrícula até saberes o resultado da bolsa, pois há essa opção para candidatos a bolsa de estudos.

Qualquer dúvidas que tenhas vai dizendo Smile

Boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





olá :) Empty
MensagemAssunto: Re: olá :)   olá :) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
olá :)
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terapia Ocupacional - ESSLei :: Apoio ao Membro :: Aconselhamento Individual-
Ir para: