Terapia Ocupacional - ESSLei
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terapia Ocupacional - ESSLei

Um fórum de apoio aos novos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Leiria (Portugal)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sobre o curso - 1001 perguntas

Ir para baixo 
+12
Marina Vieira
Inês G
Diana9
SílviaMendes
Sara Marques
Joana V
Serodio
Mary G
MadalenaSousa
Shibiusa
Sara Silva
Rita
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 7:43 am

Sim, nuns papéizinhos que nos deram dizia lá que havia apresentação às 9.30 com esse pessoal todo no auditório. Agora a questão é... Onde é o auditório? confused

E god, eu acho mesmo que não me vou orientar em Leiria... Não conheço nadaa daquilo. Já agora ... há 2 mobilis certo? Páram os 2 ao pé da facul?
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 7:58 am

O auditório é dentro da faculdade. O edifício da ESSLei é aquele lá no fundo, que tem uma espécie de cubo ou paralelepípedo em preto na fachada. Lá dentro tem indicações para o auditório. ^^
Quantos aos Mobilis... Há dois Mobilis, o vermelho e o verde (são iguais fisicamente. Apenas se distinguem por uma placa que levam à frente, da cor correspondente). Eles dão a volta à cidade, mas em direcções opostas. Se me disseres onde arranjaste casa (se já arranjaste), posso dizer-te quais deves apanhar para ir para a faculdade e para ires para casa. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:01 am

Arranjei na Rua Poeta José Marques da Cruz. Agora onde é que isso fica exactamente, não faço ideia. A mim disseram-me que devia apanhar o mobilis ao pé da rotunda da prisão escola (acho eu que é isso) :S
Ir para o topo Ir para baixo
MadalenaSousa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Feminino Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:06 am

Vais orientar-te sim, acredita. Eu nunca tinha ido a leiria, não conhecia nada e adaptei-me perfeitamente. Eu só descobri o que era o mobilis na noite antes do primeiro dia, por isso já estás em vantagem. Além disso estamos lá nós para dar uma ajuda.

Quando chegares à ESSLei no (sabes que a ESSLei é o edifício do fundo, atrás da biblioteca, certo?) vais logo ver muita gente e é só ires a multidão. Vais ver que até na paragem de autocarro começas logo a conhecer pessoal e torna-se tudo mais fácil. O ano passado fui encontrado pessoal pelo caminho e quando cheguei à escola já ia num grupo praí de 10 aloiros de TO e terapia da fala. Além disso nós e o pessoal dos outros cursos estamos lá. De qualquer forma, o auditório é no piso 1.

Sim, há dois mobilis. O verde e o vermelho. E param os dois junto à escola. Ah só não te fies nos horários do mobilis, aquilo diz que é de 15 em 15 minutos mas é treta. Nunca se sabe quando vai chegar o mobilis... por isso vai para paragem um bocadinho mais cedo xD.

Já agora, já arranjaste casa?

Edit: ups... fui um bocadinho lenta a responder xD
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:09 am

Fui agora ver ao mapa porque não conhecia. xD
É a zona da Cruz da Areia. Realmente, estás um bocado deslocada... Tens que caminhar um bocado para chegar à paragem do mobilis e, mesmo assim, o que passa por lá não te serve de muito... Para ir para a faculdade, tens que descer a rotunda e ir para a paragem em frente do Centro de Saúde (a das residências). Apanhas o mobilis vermelho. Para ires para casa, tens que apanhar o mobilis verde e sais na paragem da Cruz da Areia. Apenas o mobilis verde sobe a essa paragem. ^^"
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:12 am

Ou seja, para ir para a facul só posso apanhar o vermelho e para vir para casa só o verde... É isso? :S
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:16 am

Exacto. Mas, tendo a localização onde arranjaste casa, vais ter que caminhar um bocado... Principalmente para ir para a faculdade, uma vez que o Mobilis vermelho não passa aí perto. Se não me engano, se seguires sempre em frente na rotunda da Prisão Escola (em vez de seguires para baixo para o Centro de Saúde e para cima para o McDonalds), vais dar a outra paragem de mobilis, que é no topo da Avenida Marquês de Pombal.
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:19 am

Pois, o senhorio do apartamento tinha-me dito que apanhar o mobilis que estava na rotunda levava-me à faculdade. Daí não me ter preocupado muito com isso, visto que da rua à paragem não se anda assim tanto. Agora é que vi que haviam dois percursos, e assim vai ser mais complicado orientar-me :S
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:27 am

Olha, tenta visualizar a rotunda. Aquilo tem uma estrada nacional a passar em baixo, certo? Pronto. Para baixo, é o Centro de Saúde e as residências. Para cima, é o McDonalds. Se seguires sempre em frente tendo em conta a rua onde moras, vais dar à Marquês. Podes escolher descer para o Centro de Saúde ou então seguir para a Marquês. Eu vivo na Marquês e não me importo de te ajudar a orientar se fores lá ter (ou então posso tentar encontrar-te a caminho de lá, como preferires). Se preferires ir às residências, há lá algumas colegas que tenho a certeza que não se importam de te ajudar. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
MadalenaSousa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Feminino Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:30 am

http://www.cm-leiria.pt/document/797080/852953.pdf, tens aqui os percursos do mobilis, caso ainda não tenhas visto. (a paragem da escola diz 'rotunda ESTG')

Também fui ao google e realmente fica um bocado longe, Rita. Acho que o mobilis que o senhorio te falou é o verde, que dá pa ires para a escola na mesma, dás é a volta à cidade toda e demora um bocadinho. Porque passa na escola, depois na prisão escola e vai dar a volta toda até voltar à escola.
Ir para o topo Ir para baixo
MadalenaSousa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Feminino Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:32 am

Sim, como disse a Ana, tanto na residências como na av. marquês de pombal (tb moro lá) há imensa gente lá da escola e podemos ajudar-te. No domingo já tás lá, certo?
Meninas... po chat, já! lol é mais facil falarmos lá!
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Set 15, 2010 8:38 am

Pois, era isso que estava a ver. Acabei por não ter tempo de procurar quartos porque saí tarde da facul e como ali as condições até eram boas fiquei por lá... É que convinha-me mesmo ter ficado com isso despachado logo no dia. E pronto... Agora é que me assustei.
Não me sabem dizer +/- quanto tempo demora o mobilis a dar assim a volta?
Obrigada meninas ...
Ir para o topo Ir para baixo
Mary G
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/08/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptySex Set 17, 2010 5:27 am

Olá..!

Eu fui ver o horário para esta semana..e agora aparece lá uma nova cadeira (Sociologia da Saúde) que nem está no plano de estudos..! É normal?
Ir para o topo Ir para baixo
SílviaMendes
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Feminino Touro Cabra
Mensagens : 5
Data de inscrição : 26/06/2010
Idade : 32
Localização : Ourém

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptySex Set 17, 2010 7:47 am

Parece-me pertencer de algum modo à cadeira de Teorias e Modelos da TO.
Não será uma "nova cadeira".
Mas não te preocupes Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Diana9




Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/02/2011

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyTer Fev 01, 2011 3:26 pm

Olá! Smile

Estou interessada no curso de Terapia Ocupacional, mas sou de Lisboa e cá só há na ESSA, privada :/ por isso estou a ponderar Porto ou Leiria.

Sabem-me dizer se é "possível" ir e vir todos os dias de Leiria para Lisboa? Ou é impensável? E como é que são as candidaturas às residências, e os preços?

Desculpem se isto já foi perguntado!
Ir para o topo Ir para baixo
Joana V
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Joana V


Feminino Aquário Cavalo
Mensagens : 33
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyTer Fev 01, 2011 4:29 pm

Olá, Diana! Fico muito feliz por saber que estás interessada na TO ^^

Sim, há no Porto, em Leiria e este ano abriu em Beja, mas com entrada no 2º semestre (ou seja, a 1a turma vai começar agora no 2º semestre).

Bom, tens de ponderar várias coisas como quanto vais gastar, tanto de tempo, como de dinheiro, se tens transporte próprio ou tens de recorrer a transportes públicos, etc. É uma questão de explorares todas as opções.

Bom, para ser sincera e, na minha opinião, é complicado. Eu vivo a 22 km de Leiria e ter de ir e vir todos os dias é muito cansativo, principalmente nos dias em que saímos mais tarde. As minhas colegas de Lisboa estão todas a viver em Leiria e acho que é melhor solução.

Se o teu problema é o dinheiro, podes candidatar-te às Bolsas de Estudo dos Serviços Sociais.

As candidaturas às residências fazes no acto da matrícula e os preços variam de bolseiros (penso que são 60 euros p/ mês)e para não bolseiros (que penso que seja à volta de 100 euros p/ mês). Eu não sei muito bem como isso funciona, mas uma das minhas colegas irá responder-te com mais certeza neste ponto.

Espero ter ajudado, se precisares de mais alguma coisa é só dizer!
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyTer Fev 01, 2011 5:39 pm

Olá Diana.
Vejo que te debates com o mesmo problema que eu há uns tempos... Em relação às residências vou deixar as minhas colegas que por lá andam responder-te, porque não sou a pessoa indicada para te responder a essa parte.
Já em relação às viagens entre Lisboa-Leiria digo-te que não é propriamente uma coisa impensável, há transportes (se for esse o caso) praticamente de hora a hora e demora mais ou menos 2 horinhas. O que ora... Nos primeiros tempos pode não custar muito, mas que mais tarde começa a ser puxadote e bastante cansativo e vais acabar por não beneficiar nada com isso. Posso-te adiantar que com o desconto de estudante as viagens ficam a 9.80€. Se fores de carro, acaba por ficar mais caro por causa das portagens e combustivel e afins.
Acho que deves pensar bem nisso. No meu caso eu exclui mesmo a hipótese de ir para o Porto, ficava mais longe, e penso que mais caro; tal como acabei por excluir tambem a hipótese de ir para a ESSA. Eu também sou de Lisboa, vivo em Leiria, tenho um quarto alugado, vou praticamente todos os fins de semana a casa e não me fica tão caro como a mensalidade da ESSA que é bem puxada :s
Mas acho que é questão de falares com os teus pais ou com as pessoas que te são proximas e ires vendo o que é mais benéfico para ti. Há sempre a parte positiva de estares mais perto de casa e ser uma universidade bastande prestigiada. Mas compreendo que seja uma decisão complicada de gerir

Mais alguma coisa, dispõe. E de qualquer das maneiras, a maior das sortes para ti (:
Ir para o topo Ir para baixo
Inês G
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/01/2011

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Fev 02, 2011 5:31 am

Olá Diana! Very Happy

Eu também sou de Lisboa (Benfica) e tal como a Rita (e, pelos vistos, tu) também andei indecisa entre ficar em Lisboa (e ir para Alcoitão) ou ir morar para Leiria.

Acabei por excluir a ideia da ESSA, pois, para além do preço (cerca de 500€ por mês, mais 400 e tal de matrícula e 300 de inscrição) demoraria mais de uma hora a lá chegar e teria de apanhar vários transportes.

Eu não me arrependo nada de ter ido para Leiria! Estou a adorar o curso, a faculdade, as pessoas, a cidade...! Aconselho-te vivamente a vires para cá!Wink mas, tal como a Rita disse, tu e a tua família é que têm de ver o que é mais cómodo.

Em relação às deslocações, também acho que não é muito viável ir e vir todos os dias, uma vez que, para além do preço e do tempo das viagens, nos dias em que saímos mais tarde é dificil e torna-se muito cansativo...!

Alguma coisa é só dizeres...!Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Diana9




Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/02/2011

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Fev 02, 2011 11:23 am

Obrigada por todas as rápidas respostas! Smile

Pois, eu estou a ver que a melhor opção será mesmo ficar em Leiria, 4h de comboio todos os dias parece-me muito... Os 9,80€ são por dia? É muito! :s Portanto, excluo essa hipótese.

Sabem-me dizer quais são os requisitos para se ter direito a Bolsa?

É que, não tendo bolsa, fazendo as conta: mensalidade+residência 100eur ou quarto alugado+alimentação+ extras+vindas a casa aos fins de semana, deve estar perto da mensalidade da ESSA (que sei ser cerca de 425€), não é? E eu moro mesmo a 20 min do Alcoitão...

Alguém que esteja nessa situação, de estar a morar em Leiria, como tu Rita, me pode dizer em quanto +/- é que fica mensalmente, com todos os gastos?

Finalmente, quais são as diferenças entre a ESSA e a ESSLei no que toca ao "prestígio"? Já ouvi dizer que o Alcoitão é muito bom em termos de estágios e assim, que há quase 100% de empregados em TO... É assim na ESSLei?

Aguardo as vossas respostas! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Inês G
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/01/2011

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Fev 02, 2011 11:39 am

Os 9,80€ são por viagem e é de autocarro (Rede Expressos)...!

Eu tenho a vantagem de não ter de pagar o alojamento (pois tenho família em Leiria) mas penso que mesmo tendo de pagar alojamento fica mais barato...!

Em relação à ultima dúvida, não sei como é em Alcoitão mas em Leiria, um dos pontos positivos é ter estágios logo no 1º ano...! Penso que é no estágio que percebemos se é realmente isto que queremos ou não...! Mas como já disse não sei se em Alcoitão também é assim...!

Em relação ao emprego, ainda só há duas turmas de TO (1º e 2º ano), logo ainda ninguém saiu para o mercado de trabalho, pelo que não te sei responder a essa questão...! De qualquer das formas Terapia Ocupacional está muito bem ao nivel de emprego, por isso, em principio, também será assim para nós!Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Joana V
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Joana V


Feminino Aquário Cavalo
Mensagens : 33
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Fev 02, 2011 1:36 pm

Bom, é verdade que Alcoitão tem o seu prestígio, pois foi a 1a escola, mas o IPL também está muito bem conceituado!

Além disso, a ESSLei tem óptimos recursos: salas e laboratórios bem equipados; bons professores; uma boa aliança com os restantes cursos; acesso a workshops, congressos, actividades e outras aulas "diferentes"; proporciona estágio todos os anos; todas as UC (unidades curriculares) que temos foram cuidadosamente escolhidas de forma a serem úteis e essenciais ao nosso futuro; etc.

E depois Lisboa não tem o espírito académico que cá se vive: a praxe, as noites académicas, a Recepção ao Caloiro, a Semana Académica, são coisas que nunca vou esquecer Very Happy

Os requisitos da bolsa vão depender da tua situação financeira, do teu agregado familiar, das tuas posses, entre outros pontos. Acho que há um tópico sobre isto, é melhor escreveres lá. Mas podes tentar ver na página do IPL http://www.ipleiria.pt/portal/ipleiria?p_id=8685

Já agora, para ires fazendo as contas, as propinas são 100 euros por mês, ou seja, por cada ano lectivo irás pagar 1000 euros.



Última edição por Joana V em Sex Fev 25, 2011 10:38 am, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Fev 02, 2011 1:48 pm

Olá Diana.
Posso-te dizer que pago 120€ pelo quarto que tenho alugado, mais 100 de propinas. Se contares com todos os fins de semana a ires a casa fica-te uns 80€ talvez e de despesas gasto uns 40/50€ mês, dependendo dos meses, até posso gastar menos. Se somares isso tudo dá 320/330€ mês, o que ainda sao uns 100€ a menos que Alcoitão. Os extras depois que vás ter era provavel que os tivesses tambem em Alcoitão. Se pensares bem nisso aqui em Leiria também só pagas as propinas até maio, logo a partir dessa altura são menos 100€ q gastas. E em alcoitão pagas a mensalidade todos os meses. Eu acho que faz alguma diferença... Mas tu que moras mesmo aí ao pé de Alcoitão é que tens de ver, eu tava como a Inês, também tinha que apanhar imensos transporte...
Além disso ainda podes ter bolsa... E se fores para a residência pagas menos de alojamento.

Em relação ao prestigio penso q a unica grande diferença é que a ESSA foi a primeira universidade a formar terapeutas ocupacionais no país, logo acaba por ser mais reconhecida. E nós em Leiria, como disse a Inês, ainda não temos o feedback porque ainda não saiu de lá ninguem para o mercado de trabalho. Mas nós, de terapia ocupacional, temos a vantagem de sermos de uma área que está com grande saída profissional, é mesmo das que tem mais saída na área da saúde. Por isso esperemos que isso não seja problema (:

Espero ter ajudado nalguma coisa Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Diana9




Mensagens : 11
Data de inscrição : 01/02/2011

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Fev 02, 2011 3:52 pm

Inês G, então ir para lá todos os dias de transportes é mesmo impensável, ia gastar uma fortuna! Surprised

A residência ou o quarto alugado não incluem a alimentação, certo? Acho que até é uma pergunta um pouco parva, desculpem, é obvio que não x) é só para confirmar as minhas suspeitas.
Deve ser +/- o que tu dizes, Rita. E sim, mesmo se chegar a 350eur/mês, ficará mais barato do que Alcoitão, sem dúvida!

Joana V, nunca ouvi falar mt do ambiente em Leiria, do espírito académico... Ouço mais falar no Porto, Coimbra... Alguém me pode dar mais detalhes acerca disso? Já me disseram que no Alcoitão o ambiente é uma porcaria :/

Em relação ao "prestígio", era só mesmo para perceber! Se há falta de terapeutas ocupacionais, não deverá haver distinção entre quem se forma na ESSA ou na ESSLei, pelo menos assim me diz o meu senso comum xD

Obrigada a todas pelas respostas, vou-me informar melhor sobre as bolsas e ver no que dá. Pode ser que nos encontremos, lá para Setembro! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Inês G
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/01/2011

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Fev 02, 2011 4:06 pm

Eu adorei as praxes!Very Happy

Claro que nos primeiros dias custa um bocado...mas depois habituas-te e começas a "entrar no espirito"!Wink

Também me diziam que o espirito académico em Leiria não era nada de especial...mas na minha opinião, pelo menos comparando com o de Lisboa (pelo que os meus amigos que cá ficaram me dizem) é muito melhor...! Como é uma escola mais pequena, com menos alunos, as pessoas conhcem-se quase todas...!

Dou-te o exemplo de uma colega nossa que entrou em TO em Leiria e na 2ª fase foi para Reabilitação Psicomotora para Lisboa...! O que ela diz é que em Lisboa não há tanto aquele "acolhimento" e preocupação...! As pessoas são mais "distantes"...acabas por não conhecer quase ninguém...mas claro que "cada caso é um caso"..estou a generalizar um bocado...!
Ir para o topo Ir para baixo
Joana V
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Joana V


Feminino Aquário Cavalo
Mensagens : 33
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 EmptyQua Fev 02, 2011 4:10 pm

Pois, eu também nunca tinha ouvido falar da vida académica de Leiria e logo eu que vivo perto. Mas a verdade é que é maravilhoso! Não é nada exagerada, comparada à de Coimbra ou à do Porto.

A praxe dura até ao Baptismo do Caloiro que costuma ser no início de Novembro. Mas as primeiras 3 semanas é que são mais intensivas. Tens uma série de regras e hierarquias a respeitar, mas se entrares cá e se fizeres a matrícula pessoalmente, nós vamos estar lá para explicar tudo isso ^^

As noites académicas são, tradicionalmente, às terças e quintas feiras. Só vês estudantes nas ruas e nos bares, mas não vês muitos trajados, como em Coimbra. Mas em alturas de praxe ou outras celebrações, é muito comum.

Depois a Recepção e a Semana Académica é algo fantástico xD só sabe quem a vive e são momentos para aproveitar ao máximo.

Ah, lembrei-me de uma coisa: antes de decidires para onde queres ir, informa-te também da forma de ensino, das avaliações, das aulas e dos professores. É um ponto importante, porque varia MUITO de acordo com o estabelecimento de ensino!

Boa sorte e vai dando notícias, aqui no forum gostamos de acompanhar as novidades! Sempre que surgir alguma questão não hesites em cá vir, pois haverá sempre alguém para responder Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sobre o curso - 1001 perguntas
Ir para o topo 
Página 3 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» [FAQ] Perguntas e respostas básicas
» curso
» Esclarecimento sobre Terapia Ocupacional

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terapia Ocupacional - ESSLei :: Apoio ao Membro :: Aconselhamento Individual-
Ir para: