Terapia Ocupacional - ESSLei
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Terapia Ocupacional - ESSLei

Um fórum de apoio aos novos alunos do curso de Terapia Ocupacional da Escola Superior de Saúde de Leiria (Portugal)
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Sobre o curso - 1001 perguntas

Ir para baixo 
+12
Marina Vieira
Inês G
Diana9
SílviaMendes
Sara Marques
Joana V
Serodio
Mary G
MadalenaSousa
Shibiusa
Sara Silva
Rita
16 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyDom Ago 01, 2010 10:23 am

Olá pessoal. Desde já dou-vos os parabéns pelo forum, foi uma grande ideia para divulgar mais o curso na ESSLeiria (:
Desde à algum tempo que me interesso pelo vosso curso e como sou de Lisboa e não quero optar por uma privada, a minha 1ª opção vai ser, em príncipio, TO na vossa universidade. Espero conseguir entrar!
Queria fazer então algumas perguntas, e desculpem se fizer muitas e estiver a ser chata, mas tenho tantas esperanças de entrar que não consigo evitar, estou ansiosa! :S
Começando o inquérito... Por exemplo, na ESSLei também é administrado o método PBL? E o curso, sei que só têm o 1º ano ainda, mas acharam mais teórico ou prático? Têm que fazer/apresentar muitos trabalhos? E como foi a carga horária este ano, muito pesada? Ouvi dizer que tinhamos inglês, mas não vi isso nos planos de estudos, é verdade?
E depois queria a vossa opinião.. Com que ideia ficaram do curso? Gostaram? Têm boas perspectivas para o futuro? Acham que ir para Leiria é uma boa aposta? A nível de professores, e de universidade, acham que as condições são boas?

Acho que por agora é só ( e chega bem pensam vocês Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_wink ).
Agradecia que me dessem as vossas opiniões (: e desculpem outra vez qualquer coisinha.
Aguardo resposta. Cumps*

P.S. se me enganei sítio do tópico peço desculpa, se calhar era no apoio individual mas agora não sei mudar :s
Ir para o topo Ir para baixo
Sara Silva
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyDom Ago 01, 2010 2:48 pm

Ola Rita

Obrigado Smile E tas a vontade para fazer as pergntas que quiseres Smile)

Bem resondendo as tuas duvidas.. Em Leiria o método de ensino nao é po PBL com acontece, por exemplo, no Porto.. No primeiro ano temos aulas praticamente só teoricas, mas tivems estágio de "observação" que nos deu uma realidade mais prática da TO e possibilitou-nos cimentar conhecimentos adquiridos nas aulas e aprender muitoo.. Smile

Em relação aos trabalhos.. Sim tivems que fazer alguns trabalhos e depois apresenta-los.. Mas dependia das cadeiras.. Mas em quase todas tinhams trabalhos e frequencias.

A cargha horário.. Acho que no 2ºsemestre tivems um horário mais ranhoso, mas isso depende.. O numero de aulas nao varia muito, podes é ter um horaio melhor ou pior.. Razz Inglês vai ser cadeira opcional..

Bem, no meu caso, TO nao foi a minha primeira opção mas passados uns tempos resolvi que nao ia mudar e que era isto que queria Smile O curso ta com excelentes perspectivas profissionais, Leiria é uma senhora cidade (eu antes nao dava nada por Leiria e agora ADORO esta cidade).. A universidade nao minha opniao tem excelentes condiçoes e é bastante organizada.. Professores, bem, nao se pode gostar de todos nao é? Mas a maioria sao muito bons e nao estao ali pa te tramar, dao te toda a ajuda que precisares.. Smile

Eu só tenho bem a dizer de Leiria e de TO.. Boa sorte para as colocações.. E se escolheres a ESSLei, ca te esperamos em Setembro Smile

Cumps Razz
Sara Silva
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyDom Ago 01, 2010 3:58 pm

Olá, Rita!
Muito obrigada pelas tuas palavras! Very Happy

Uma vez que a Sara já te respondeu a todas as questões, não vou andar a repetir tudo o que foi dito. Vou apenas apresentar a minha opinião relativa àquelas últimas questões, pois considero que é importante ver o ponto de vista do maior número de pessoas possíveis. ^^

Entrei no curso assim um bocado às cegas (também não era a minha primeira opção) e adorei. O curso de Terapia Ocupacional é, sem dúvida, um dos cursos mais bonitos que podiam existir. Tem um espírito bastante altruísta, de ajudar os outros sem esperar nada em troca. É claro que acabamos sempre por receber. Por exemplo, durante o estágio, vemos muitos casos com crianças (embora a Terapia Ocupacional lide com todas as faixas etárias). Depois das sessões e até mesmo durante estas, as crianças sorriam e era tudo o que precisava para saber que tudo aquilo tinha valido a pena. Smile
Relativamente a perspectivas, como a Sara já disse, Terapia Ocupacional é um curso com imensas saídas nos próximos anos em todo o país.
Quanto a Leiria, tenho que dizer que não me arrependo de estudar nessa cidade. É bem mais pequena que Lisboa ou que o Porto (a minha terra natal), mas continua a ser uma das grandes cidades portuguesas, com um grande fundo histórico. ^^
Sou do Porto, como já disse, e tenho-me dado bem com o sistema de ensino de Leiria (visto ser parecido com o ensino que já estamos habituados no secundário). Já me falaram do sistema de ensino do Porto e, sinceramente, acho que não me daria bem com ele. A universidade tem condições que a maior parte das escolas de saúde não têm. Foi renovada recentemente (em 2003, acho) e não tenho razão de queixa das instalações, muito pelo contrário. Os profs também são porreiros, na minha opinião. Todos com feitios diferentes e temos que nos habituar a eles, mas nada fora do normal. Estão sempre disponíveis para ajudar e até dão o contacto electrónico para tirares dúvidas que possas ter enquanto estudas.
Duvido que encontres alguém que esteja em TO em Leiria e se tenha arrependido. Wink

Boa sorte para as colocações! Quem sabe se não nos encontraremos nas aulas. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyDom Ago 01, 2010 6:50 pm

Muito obrigada pelas vossas rápidas respostas! Foram uma grande ajuda para me esclarecer no que restava das minhas dúvidas. Quanto mais me informo sobre o curso mais certeza tenho que tem tudo a ver comigo Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_biggrin Sempre andei um bocado às cabeçadas com a questão do que ia seguir no meu futuro, e agora que conheço TO, este curso parece-me encaixar perfeitamente nas minhas ambições. Espero mesmo conseguir entrar, e que a média não suba muito portanto :S Vai ser uma desilusão se não conseguir, mas há que ter esperança!

Outra questão, assim por mera curiosidade, e escuso de abrir outro tópico só para perguntar, visto que vocês são "a 1ª geração de TO em Leiria" quem vos praxou? E quem vai praxar os novos caloiros este ano, são vocês? Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_razz Ouvi falar um bocadinho mal das praxes aí por Leiria.
Ir para o topo Ir para baixo
Sara Silva
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 6:32 am

E quado entrares em TO vais perceber que TO ainda é muito mais e muito mais abrangente do que o que pensavas antes de entar.. Razz

Nós fomos praxados por enfermagem.. Este ano os novos alunos de TO vao ser praxdos por nos e pelos outros cursos da ESSLei, Terapa da fala, enfermagem e fisioterapia.. Eu adorei as praxes, pode haver outras pessoas que nao tenham gostado.. Mas no geral nao acho que as praxes de Leiria sejam mas..
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 6:39 am

Ok, obrigada Sara, essa era mesmo por curiosidade, não é coisa que me assuste muito, pelo menos agora (:
Agora as duas últimas dúvidas e juroo (que por agora) é só e dou-vos descanso... A primeira tem a ver com os pré-requisitos, o ano passado não foi necessário, mas este ano já é certo? E esses pré-requisitos ainda os posso fazer até à data da matrícula ou já os devia ter feito quando me candidatar?
E outra coisa, o que acham das residências aí em Leiria? Eu não tenho bolsa por isso é provável que não consiga ter vaga, mas acham que vale a pena tentar a residência ou mais vale procurar um quarto?

Desculpem a chatice sérioo.
E obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo
MadalenaSousa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Feminino Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 7:05 am

Sim, este ano é necessário o pré-requisito do grupo A mas podes fazê-lo até à matricula, acho que basta ires no inicio de Setembro ou mesmo quando souberes as colocações (podes dar uma olhada aqui).

Em relação às residências não te posso ajudar muito pois não sei bem como aquilo é. Também tens as pousadas... mas como te disse não sei como isso funciona.

E já agora, eu também adorei a praxe! Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_smile

Ah e não tens de pedir desculpa... pergunta à vontade!
Ir para o topo Ir para baixo
Sara Silva
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 7:46 am

No inicio do ano ainda nao sabes o resultado das bolsas, so te candidatas depois, por isso penso que nao ha problema com as vaga. Acho que a diferença é que os que nao bolseiros pagam um pouco mais do que os bolseiros. De quaquer maneira para as raparigas existem sempre mais vagas do que para os rapazes e conheço muitas pessoas que entraram na 2fase e foram para a residência..
Podes é informar te melhor nos serviços sociais do IPL, ligando para lá, acho que eles te esclarecem melhor.. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 7:48 am

Hm mas não me sabem dizer se as residências estão bem situadas e assim?
Ir para o topo Ir para baixo
Sara Silva
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 7:58 am

Sim, tao.. Tipo em Leiria há o Mobilis, como a escola é um pouco fora da cidade ainda se anda algum tempo a pé, e quase toda a gente que nao tem carro vai de mobilis, até pq o preço é acessivel (passe mensal 6,5€) e com o passe ou com os bllhetes podes andar em qualquer percurso do mobilis.. E as residências ficam perto da Avenida Marques de Pombal, que na minha opiniao é das melhores zonas para se viver em Leiria..
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 8:04 am

Ah boa, obrigada (: é que se entrar estou inclinada para me candidatar à residência. Acho que fica mais em conta, mas ainda não sei ... A candidatura à residência faz-se quando? Na altura da matrícula não é?
Ir para o topo Ir para baixo
Sara Silva
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 8:21 am

Sim quando te fores matricular tratas logo disso.. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySeg Ago 02, 2010 8:30 am

Tá, obrigada Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_biggrin
Acho que já tou esclarecida em tudo o que queria perguntar. Muito obrigada a todas.
Cumps *
Ir para o topo Ir para baixo
Mary G
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/08/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyQua Ago 04, 2010 7:53 am

Olá!

Eu já mandei esta mensagem..mas não sei onde é que ela foi para!xp Por isso volto a escrever...!

Eu também me candidatei ao curso..! Estou muito entusiasmada..agora é ver se entro! Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_wink

Ando a pesquisar sobre o curso e gostava de saber como é que foram os horários deste ano..! Se as aulas foram durante o dia inteiro (todos os dias) se houve tardes livres...! Só por curiosidade..! Se me poderem responder...! Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_wink


Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyQua Ago 04, 2010 8:05 pm

Pessoal, disse que não vos chateava mais e afinal cá estou eu outra vez ... Tenho outra pequena dúvida. Em que consistiram os estágios que fizeram este ano? Conseguiram ficar com uma ideia do que iam fazer futuramente? Agradou-vos? Agradecia opiniões...

Obrigada e desculpem (isto já quase me soa a deja-vu mas pronto xP)
Ir para o topo Ir para baixo
Shibiusa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Shibiusa


Feminino Touro Cabra
Mensagens : 69
Data de inscrição : 22/06/2010
Idade : 32
Localização : Estudante em Leiria, Porto no coração

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyQua Ago 04, 2010 9:57 pm

Não tem problema nenhum. Podes tirar todas as tuas dúvidas. Estamos cá para isso. xD

Vou falar-te da minha experiência para ser mais fácil dar-te uma explicação. ^^
Entrei em Terapia Ocupacional um bocado às cegas (como disse anteriormente num outro post). Vi umas quantas sessões que um primo meu teve e achei que seria um curso interessante. Coloquei nas minhas opções na candidatura e acabei por ficar no curso. É claro que é complicado saber se gostamos realmente de uma coisa apenas com as cadeiras teóricas e, por isso, estive sempre com a possibilidade de mudar de curso em aberto. Até que cheguei ao estágio, onde tudo mudou e tive a certeza de que era aquilo que queria para a minha vida. Tenho a certeza que será no estágio que os novos alunos também terão a certeza que é aquilo que querem para a vida deles, tal como aconteceu comigo e com a maior parte (para não dizer a totalidade) da turma. E porque digo isto? Durante o estágio, há a oportunidade de acompanhar o dia-a-dia de um terapeuta ocupacional. Na maioria do tempo, observa-se as actividades que são feitas com os clientes. No entanto, também poderá ser dada a oportunidade de interagir com o próprio cliente (falar com ele, brincar com ele se se tratar de uma criança, participar na actividade se tal for pedido, etc). Só não delineamos uma sessão de terapia ocupacional porque ainda não se tem bases suficientes para isso, embora as cadeiras que se tem durante o ano contribuam imenso para a compreensão das actividades. Acho que já estou a divagar um pouco demais... xD
Bem, com isto, acaba-se por ter noção do dia-a-dia de um terapeuta ocupacional em diferentes contextos (hospitais, centros de saúde, instituições particulares...) e se realmente queremos aquilo para a nossa vida futura. Pessoalmente, adorei a minha experiência como estagiária e já vi em que contextos gostaria de actuar, com os quais me identifico mais.
Digo-te mais... Durante a apresentação dos estágios, no final do ano, não vi uma única pessoa a dizer que não gostara da sua experiência, muito pelo contrário. Chegamos ao ponto de nos comover com a experiência dos outros. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyQui Ago 05, 2010 7:54 am

Concluindo, como é o dia-a-dia de um TO? E o público alvo acaba por ser muito pessoas com doenças mentais e deficiências certo?
Ir para o topo Ir para baixo
MadalenaSousa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Feminino Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyQui Ago 05, 2010 8:52 am

Bem, mais ou menos. Sim, o TO lida muito com deficiência física/mental mas o papel do TO é intervir em todos os casos em que alguma coisa interfere na funcionalidade da pessoa, sempre que a pessoa por algum motivo vê a sua capacidade de desempenhar satisfatoriamente as ocupações que são importantes para a sua vida afectada. Ou seja, um TO trabalha no sentido de habilitar a pessoa para as suas ocupações (que é tudo o que a pessoa faz). E com isto quero dizer que não importa tanto a doença ou deficiência que a pessoa tem mas o que a afecta no seu dia-a-dia. Mas para falar em patologias não podemos pensar só na deficiência, um TO trabalha desde pessoas que sofreram uma fractura, um AVC, lesões a nível físico, intelectual, afectivo e social... TO tem um campo de actuação mesmo muito abrangente. Não importa se tem uma doença, importa se as capacidades que a pessoa necessita para executar as suas ocupações estão comprometidas.

Consegui-me fazer entender? Não sei bem se era esta a tua pergunta...
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyQui Ago 05, 2010 10:48 am

Sim, acho que sim ... Mas então que género de técnicas é que se usam então? Não é tipo fisioterapia pois não? Nesse caso através de que aspectos é que se promove a reabilitação da pessoa para conseguir fazer essas ocupações? Tenho muita dificuldade em perceber como intervém o terapeuta ocupacional ...
Ir para o topo Ir para baixo
MadalenaSousa
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Feminino Mensagens : 51
Data de inscrição : 26/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyQui Ago 05, 2010 12:57 pm

Compreendo essa dificuldade. Acho mesmo que tanto eu como a maioria dos meus colegas só percebeu isso nos estágios e mesmo que nós te tentemos explicar provavelmente só quando estiveres no curso é que irás realmente perceber. Já agora, dou-te a minha opinião dos estágios... só para teres mais uma opinião. Eu simplesmente adorei. De inicio fui um pouco apreensiva porque achava que não tinha conhecimentos suficientes e só ia estorvar o trabalho dos terapeutas. Enganei-me. Passávamos o dia com os terapeutas, observávamos o que eles faziam, explicavam-nos os casos e o que estavam a fazer. Foi bom para vermos o que tínhamos aprendido na teoria e ficarmos com um "bichinho" para querer saber mais. E muitas vezes deixavam-nos intervir nas coisas mais simples sob as orientações dos terapeutas e interagir com os clientes/doentes.

Bem, relativamente à tua dúvida, é assim o TO intervém utilizando técnicas terapêuticas integradas em actividades seleccionadas consoante o objectivo que for delineado, treinando o cliente para a melhoria das capacidades exigidas nas suas ocupações. As actividades são as mais variadas que possas pensar, é ai que entra a criatividade de um TO. O TO tem certos objectivos a atingir com uma pessoa e vai desenvolvendo com o cliente actividades para os alcançar, desde jogos, brincadeiras, simulações de situações reais... etc. E enquanto se realizam essas actividades estão ao mesmo tempo a ser aplicadas técnicas específicas, muitas vezes até sem a pessoa se dar conta. Mas não dá para estar a falar dessas técnicas, é impossível explicar isso, é algo que se aprende no curso, aliás nós ainda não sabemos nada ou quase nada dessas técnicas (sabemos apenas o que vimos nos estágios).
Depois o TO também intervém no ambiente em que a pessoa se insere, a sua casa, o seu trabalho, a sua família, tentando eliminar ou diminuir os problemas de acesso (tipo as condições da casa ou de acesso a ela, etc). Outra vertente é a confecção de ortóteses e a utilização e aconselhamento de produtos de apoio (materiais adaptados e assim).

Tentei explicar de forma mais ou menos simples. Qq coisa que não percebas já sabes que podes perguntar à vontade.
Ir para o topo Ir para baixo
Mary G
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Mensagens : 18
Data de inscrição : 04/08/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptyQui Ago 05, 2010 2:40 pm

Eu fiquei mais esclarecida..e estou cada vez mais entusiasmada..! Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_razz

Nunca mais chega Setembro..!xp
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySex Ago 06, 2010 6:38 am

Eu também acho que sim. Há medida que o tempo passa é que me ponho a pôr a hipótese de mudar a candidatura. Sei lá .. Acho esta fase um stress! Mas há-de passar e esperemos que faça a escolha certa.

Obrigada a todas, mesmo Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
Serodio
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1



Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/06/2010

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySex Ago 06, 2010 12:43 pm

Não stressem... Smile
TO é maravilhoso e vocês vão ter oportunidade de perceber isso ao longo do proximo ano..

Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Joana V
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Aluna de Terapia Ocupacional TL1
Joana V


Feminino Aquário Cavalo
Mensagens : 33
Data de inscrição : 24/06/2010
Idade : 33
Localização : Leiria

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySex Ago 06, 2010 5:43 pm

Olá, Rita.

Como as minha colegas já referiram, podes perguntar tudo o que quiseres, é para isso que estamos aqui Smile

O estágio de primeiro ano serve, essencialmente, para ficares a conhecer as várias instituições onde poderás exercer a profissão. Podes interagir sempre que queiras e é muito bom para consolidar conceitos aprendidos nas aulas teóricas.

Eu, pessoalmente, amei o estágio. Senti-me tão bem, tão feliz por saber que TO era muito mais do que eu imaginava. Percebi que também podia fazer de tudo um pouco, dependendo da área de intervenção que eu quiser seguir, mas isso é algo que vais perceber quando entrares Smile

O estágio deu-me muitos possíveis cenários do que irei fazer no futuro e todos me agradaram. É fantástico =D

Espero ter ajudado, não hesites em perguntar, seja o que for, às horas que bem entenderes, pois alguém acabará por te responder.

Boa sorte para as colocações Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Rita
Aluna de Terapia Ocupacional TL2
Aluna de Terapia Ocupacional TL2



Feminino Áries Macaco
Mensagens : 40
Data de inscrição : 01/08/2010
Idade : 31
Localização : Lisboa

Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas EmptySáb Ago 07, 2010 7:32 am

Obrigada Joana. Foram todas uma grande ajuda, sério.
Encontramo-nos em Setembro (espero eu) Sobre o curso - 1001 perguntas Icon_biggrin
E até lá .. boas férias!
Cumps*
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sobre o curso - 1001 perguntas Empty
MensagemAssunto: Re: Sobre o curso - 1001 perguntas   Sobre o curso - 1001 perguntas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sobre o curso - 1001 perguntas
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» [FAQ] Perguntas e respostas básicas
» curso
» Esclarecimento sobre Terapia Ocupacional

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Terapia Ocupacional - ESSLei :: Apoio ao Membro :: Aconselhamento Individual-
Ir para: